background

Cernache do Bonjardim

Seminário de Cernache do Bonjardim

 

Cernache do Bonjardim fica no centro de Portugal, no extremo ocidental da Beira Baixa, junto às albufeiras do rio Zêzere, onde o distrito de Castelo Branco confina com os de Coimbra e de Santarém.

 

O Seminário foi edificado em 1791 no parque do Bonjardim, que pertenceu à Ordem de Malta e ao Priorado do Crato. Ali nasceu, em 1360, nos Paços do Bonjardim, o condestável D. Nuno Álvares Pereira, venerado e canonizado como S. Nuno de Santa Maria. Foi construído para seminário do Priorado do Crato. Em 1834, foi encerrado e confiscado por ser dirigido pelos Padres Vicentinos.

 

Em 1885 reabriu como Colégio das Missões Ultramarinas, seminário, que em 50 anos enviou 317 missionários para África e Oriente, incluindo oito bispos.

 

Laicizado pelo governo da República, em 1910, foi reentregue à Igreja em 1926, vindo a formar o conjunto dos três Seminários das Missões, de Tomar, de Cucujães e de Cernache do Bonjardim, que o Papa Pio XI, em 1930, transformou na Sociedade Portuguesa das Missões Católicas, hoje Sociedade Missionária da Boa Nova.

 

De 1926 a 1996 foi seminário da Sociedade Missionária para o curso secundário dos seus seminaristas. Desde 2007 está ali instalado o Ano de Formação Espiritual e Missionária, frequentado por todos os membros da Sociedade antes do juramento de consagração a vida missionária. Com a desactivação do curso secundário, o edifício ficou para centro de animação missionária. Tem a seu cargo a paróquia de Cernache do Bonjardim.

 

 

Morada:

Seminário das Missões

Rua dos Pinheiros

6100-266 Cernache do Bonjardim

 

Telefone - 274802993

Email - seminariocernache@yahoo.com