http://missionarios.boanova.pt/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/768238Mo__ambique.jpglink
http://missionarios.boanova.pt/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/399617_sMo__ambique1.jpglink
http://missionarios.boanova.pt/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/812008_sAngola1.jpglink
http://missionarios.boanova.pt/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/867587_sAngola2.jpglink
http://missionarios.boanova.pt/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/395244_sAngola3.jpglink
http://missionarios.boanova.pt/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/996574_sAngola5.jpglink
http://missionarios.boanova.pt/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/744963_sJap__o3.jpglink
http://missionarios.boanova.pt/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/749718_sJap__o4.jpglink
http://missionarios.boanova.pt/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/121613_sJap__o7.jpglink
Mocambique1 Angola Angola2 Angola Angola4 Japao1 Japao2 Japao3
MISAL Intercontinental 2018

Hong Kong, 10-14 de abril de 2018

O encontro MISAL (superiores gerais das Sociedades de Vida Apostólica) realiza-se todos os anos, em duas modalidades: MISAL Continental (anos ímpar) e MISAL Intercontinental (anos par). Este ano, o lugar do encontro é Hong Kong, estando o acolhimento a cargo da Sociedade Missionária de S. Columbano (Missionary Society of St. Columban), que celebra este ano o primeiro centenário da sua aprovação pelo Vaticano. O Superior Geral da SMBN, P. Adelino Ascenso, é um dos 37 participantes que representam as 21 Sociedades de Vida Apostólica presentes no evento; apenas duas das 23 atualmente existentes no mundo não participaram este ano.

O MISAL 2018 concentra-se no Sínodo dos Bispos sobre o tema «Os jovens, a fé e o discernimento vocacional», que terá lugar a partir de outubro de 2018.

Neste sentido, os trabalhos do dia 11 foram exclusivamente dedicados à partilha de três jovens da Diocese de Hong Kong, ao qual se seguiu a reflexão em grupos, a apresentação plenária e a troca de opiniões sobre os assuntos mais candentes para a juventude hoje. Foi um dia intenso e profundo, que ajudou a abrir alguns caminhos e a delinear campos de ação.

Na quinta-feira, dia 12, os membros de MISAL Internacional 2018 prosseguiram os seus trabalhos com uma excursão, que os levou a visitarem a Catedral de Hong Kong e outros lugares de interesse nesta cidade que tem crescido em sentido vertical.
Após a Eucaristia, presidida pelo Cardeal John Tong (bispo anterior de Hong Kong), jantar e palestra/diálogo com o Cardeal John Tong, que nos falou sobre as relações entre o Vaticano e a República Popular da China. Curiosamente, será o Cardeal John Tong que presidirà à peregrinação de 12-13 de maio de 2018 em Fátima.
A manhã de sexta-feira foi de trabalho intenso sobre os temas que tinham sido tratados nos grupos de quarta-feira, onde se delinearam alguns assuntos prioritários que foram aprofundados durante a tarde, desembocando nas conclusões, que se deseja tenham uma forte componente prática no que diz respeito às vertentes de juventude, formação intercultural, diálogo inter-religioso e vocação na sua diversidade. Tivemos, igualmente, um encontro com Monsenhor Ante Jozic sobre a situação da Igreja Católica na República Popular da China e as relações entre a Santa Sé e Pequim.
O dia encerrou com a Eucaristia e o jantar.
Adelino Ascenso


 
 

 
 
 
 
Share