http://missionarios.boanova.pt/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/768238Mo__ambique.jpglink
http://missionarios.boanova.pt/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/399617_sMo__ambique1.jpglink
http://missionarios.boanova.pt/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/812008_sAngola1.jpglink
http://missionarios.boanova.pt/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/867587_sAngola2.jpglink
http://missionarios.boanova.pt/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/395244_sAngola3.jpglink
http://missionarios.boanova.pt/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/996574_sAngola5.jpglink
http://missionarios.boanova.pt/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/744963_sJap__o3.jpglink
http://missionarios.boanova.pt/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/749718_sJap__o4.jpglink
http://missionarios.boanova.pt/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/121613_sJap__o7.jpglink
Mocambique1 Angola Angola2 Angola Angola4 Japao1 Japao2 Japao3
P. Alberto da Fonseca Prata (19.12.1931 – 23.01.2018)

 

P. Alberto da Fonseca Prata nasceu em Videmonte, Diocese da Guarda, no dia 19 de Dezembro de 1931. Desde criança queria ser padre missionário. Foi ordenado a 30 de Maio de 1957, vindo a desempenhar funções de prefeito e professor em Cucujães e em Tomar. Partiu para as Missões de Nampula, Moçambique, em 1960.

Começou a sua vida missionária na equipa de Mecutamala, diocese de Nampula. Usando a mota como veículo de locomoção, visitava as escolas (raízes das futuras comunidades). Daí nasceu a Missão de Iuluti, que ele fundou em 1975, onde se encontrava aquando da independência de Moçambique e onde foi professor na escola pública, partilhando a casa com outros professores. Obrigado a sair, foi enviado para Nacala onde também foi professor e prestou assistência a refugiados da guerra civil.

Em 1984 foi chamado para a formação no Seminário da Boa Nova, em Valadares, Portugal. Foi Reitor e, por algum tempo, pároco de Vilar do Paraíso. Enviado para o Brasil em 1991, foi pároco de Novo Cruzeiro (Diocese de Araçuaí, M.G.) e, posteriormente, reitor do Seminário da Boa Nova (Contagem, Arquidiocese de Belo Horizonte) e Superior da Região Minas – Maranhão. Fez parte da Direção Geral da SMBN e participou em Assembleias Gerais representando o Brasil. Regressou de novo a Portugal em 2008.

Era um homem inteligente, atencioso, com boa capacidade para conviver e vontade de conhecer pessoas. Sempre de bom humor, soube enfrentar situações difíceis, tanto em tempos de paz como em tempos de guerra. Era um homem de fé, pronto a ir até onde fosse mais necessário, sempre disponível para o serviço do Reino de Deus.

Sofreu vários pequenos AVCs, os quais provocaram uma lesão cerebral que o fez desligar-se cada vez mais da realidade. Recordava-se de toda a sua história antiga mas desorientava-se na vida diária. Nunca esqueceu a oração: passava horas na capela a rezar e a esperar o horário das celebrações. Dedicava à Sociedade Missionária o seu amor e as preocupações.

Na manhã do dia 23 de Janeiro de 2018, depois do pequeno-almoço, as forças definharam. Levado para o Hospital de S. Sebastião, em Santa Maria da Feira, os médicos não conseguiram recuperá-lo. Faleceu às 22:20h do dia 24.

Agradecemos à família que sempre o acompanhou, aos funcionários do Lar Santa Teresinha que o trataram no último ano de vida e ao Hospital que tudo fez para lhe prolongar a vida nesta terra. Temos fé e esperança de que o Pai o recebe na Vida eterna. Rezemos. Que o Senhor nos dê novos missionários para o seu Serviço.

 
 

 
 
 
 
Share