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Novo cardeal japonês

No domingo, 20 de Maio, na celebração do Pentecostes, o papa Francisco nomeou o arcebispo de Osaka, D. Tomás de Aquino Manyo Maeda, como um dos 14 novos cardeais da Igreja Católica.

O neo-cardeal nasceu a 3 de Março de 1949, na pequena aldeia de Chuchi, nas ilhas de Shinkamigoto. Estas ilhas situam-se no arquipélago de Goto, onde se refugiaram os cristãos durante os anos de perseguição. Desta paróquia saíram até hoje várias vocações para o sacerdócio e três deles foram escolhidos para servir como bispos (D. Francisco Xavier Kaname Shimamoto; D. Alexis Mitsuru Shirahama; D.Tomás de Aquino Manyo Maeda).

D. Maeda Manyo estudou no Liceo Nanzan em Nagasaki e no seminário maior de São Sulpício, em Fukuoka. Ele foi ordenado padre aos 26 anos, na festa de S. José. Durante 31 anos trabalhou como padre na Arquidiocese de Nagasaki. A 13 de Junho o Papa João Paulo II nomeia-o Bispo da Diocese de Hiroshima e a 23 de Setembro de 2011 é ordenado Bispo. Escolheu como lema episcopal: "NON MINISTRARI SED MINISTRARE" ( Servir, não ser servido).

Desde Agosto de 2014, D. Maeda é o Arcebispo de Osaka, onde trabalham os missionários da SMBN.

Ele é o  primeiro japonês em nove anos a ser nomeado para a função e será o sexto cardeal natural do Japão. Ele receberá o barrete cardinalício em 29 de Junho.

Igreja e Missão 237

 

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Editorial


Diz o norte-americano de origem japonesa Makoto Fujimura, na sua obra Silence and Beauty, que a cultura japonesa não aceita com facilidade influências que venham de fora e rejeita novas ideias que possam ameaçar a harmonia do grupo. De facto, a harmonia (wa em japonês) é um conceito tão importante, que foi incluído na primeira Constituição, promulgada pelo príncipe Shōtoku Taishi (574-622) em 604 (Artigo 1: «A harmonia deve ser valorizada e as contendas evitadas…»). Se não se entender a importância do sentido de filiação grupal na cultura japonesa, será difícil compreender o pensamento do japonês comum. Há categorias de grupos que são determinantes para o indivíduo no Japão. Ele ou ela terá de pertencer a uma família ou vizinhança e, simultaneamente, deve estar agregado/a a alguma companhia, escola, colégio ou universidade. As decisões são tomadas dentro de tais categorias ou na relação entre elas. Decisões pessoais não são permitidas, uma vez que perturbam a harmonia desses grupos. É aqui que entra em acção o termo wa: o individual ao serviço da comunidade. A cultura e a vida social japonesas estão centradas neste conceito de harmonia com os outros, tanto os vivos como os mortos; a harmonia com os deuses e com a natureza também é central nesta concepção da vida. Uma expressão tão breve como wa possui uma força e um sentido que percorrem toda a cultura japonesa, como que um caminho de luz. Wa é sobre harmonia, inclusivismo, corporativismo e equilíbrio entre pessoas, grupos, natureza, antepassados, deuses e religiões.

 

 
 
 
 
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