http://missionarios.boanova.pt/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/768238Mo__ambique.jpglink
http://missionarios.boanova.pt/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/399617_sMo__ambique1.jpglink
http://missionarios.boanova.pt/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/812008_sAngola1.jpglink
http://missionarios.boanova.pt/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/867587_sAngola2.jpglink
http://missionarios.boanova.pt/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/395244_sAngola3.jpglink
http://missionarios.boanova.pt/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/996574_sAngola5.jpglink
http://missionarios.boanova.pt/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/744963_sJap__o3.jpglink
http://missionarios.boanova.pt/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/749718_sJap__o4.jpglink
http://missionarios.boanova.pt/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/121613_sJap__o7.jpglink
Mocambique1 Angola Angola2 Angola Angola4 Japao1 Japao2 Japao3
Notícias
Romaria de São Nuno de Santa Maria (Cernache do Bonjardim)

A Romaria de São Nuno de Santa Maria, de 2017, realizou-se, pelo quarto ano consecutivo, em Cernache do Bonjardim, berço do seu nascimento, nos dias 28,29 e 30 de Abril, promovida pela Câmara Municipal da Sertã, Junta da freguesia de Cernache do Bonjardim, Seminário das Missões e paróquia de Cernache do Bonjardim. Revestiu-se este ano de impressionante esplendor na sua dimensão religiosa, cultural e popular. No dia 30, a Missa da festa, na igreja do Seminário, repleta de fiéis, foi presidida pelo Superior geral da SMBN, P.Adelino Ascenso.

Neste ano, participou em grande escala o exército português que deu brilho desusado às celebrações. São Nuno é patrono de vários ramos das forças armadas. O povo acorreu com interesse redobrado. No aspecto cultural vale a pena salientar dois soberbos concertos noturnos na igreja do Seminário completamente cheia: na sexta feira, concerto pela Banda do Exército, destacamento do Porto; no sábado, concerto de canto lírico. De salientar é também o cortejo medieval na tarde de Sábado com recriação de passos da vida de S. Nuno, por 300 jovens.


 
Encontro dos familiares 2017

No dia 25 de Abril realizou-se no Seminário de Valadares o encontro dos familiares dos membros da Sociedade Missionária da Boa Nova. Foi uma festa agradável, organizada em quatro tempos: encontro informativo, celebração da Eucaristia, almoço e romagem à gruta.


 
P. Adelino Ascenso, sobre "Silêncio"

Entrevista ao padre Adelino Ascenso, missionário no Japão, sobre o romance "Silêncio", transmitida no programa Ecclesia na segunda-feira, dia 16/01/2017.

 

Para Shusaku Endo, o silêncio no romance Silêncio não é a ausência de palavras ou da mensagem de Deus em face do sofrimento. O sentido é, sim, que dentro do «silêncio» existe uma voz escondida que devemos aprender a escutar, sinais ocultos que devemos aprender a decifrar. Isto é o murmúrio de Deus por detrás do silêncio.

O autor sugere que o leitor considere a interrelação entre religião e literatura como gémeos siameses sentados em frente um do outro. O julgamento da obra literária de acorco com o ponto de vista teológico é embaraçoso para os escritores. De facto, religião e literatura não são antonímicas mas sim correlativas. Colocam-se questões mutuamente e a literatura expressa competentemente as investigações sobre o homem e sobre a alma, sendo um meio de exprimir o inexprimível e de perceber o sussurro de Deus por detrás do silêncio.

 
Assembleia Regional de Portugal

A Região de Portugal da SMBN está reunida na sua Assembleia Regional anual. Hoje, dia 3, contou-se com a presença da Irmã Ângela de Fátima Coelho, médica e Postuladora das Causas dos Beatos Francisco e Jacinta Marto e Vice-Postuladora da Causa da Irmã Lúcia, uma forma de estarmos em sintonia com o programa nacional proposto pela Conferência Episcopal Portuguesa a propósito do Centenário das Aparições de Fátima.

Nas suas duas comunicações, a Irmã Ângela falou da Espiritualidade de Fátima, nomeadamente nas suas dimensões eucarística e mariana. Sublinhou a necessidade de depurarmos, sempre, a nossa imagem de Deus e realçou o facto de Maria apontar sempre para Jesus Cristo e para a Trindade. Sublinhou, ainda, a importância da formação dos agentes de pastoral, de modo a que nunca caiamos na mediocridade. Pelo seu exemplo, mostrou que a vivência apaixonada é aquilo que nos move e contagia os outros. Fátima foi apresentada como dom de Deus para a Igreja e para o mundo.

Os trabalhos prosseguirão amanhã, dia 4, com reflexão que dará, certamente, continuidade àquilo que nos foi transmitido hoje e que será central neste ano do Centenário das Aparições de Fátima.


 
Ordenação Presbiteral de Hipólito Vida

No domingo, dia 11 de dezembro, Hipólito Vida foi ordenado presbítero. A celebração foi presidida pelo Administrador Apostólico de Nampula, Dom Ernesto Maguengue e concelebrada por muitos padres do clero local e dos Missionários da Boa Nova em Moçambique, na presença do Superior Geral, padre Adelino Ascenso, e do Superior Regional, padre Anastácio Jorge.

A Catedral estava repleta de gente, proveniente de toda a diocese, para festejar o sacerdócio deste filho de Nampula. Os cânticos alegres ritmaram as danças e ajudaram a vivência de cada momento da celebração.

A homilia foi dividida entre Dom Ernesto Maguengue e o Superior Geral da SMBN, Padre Adelino Ascenso que falou um pouco da sua missão no Japão, o próximo destino do padre Hipólito.

 

 
Formação Permanente: Sacramento da Reconciliação

Seminário de Valadares (7-8 de Setembro de 2016)

A XII Assembleia Geral da SMBN debruçou-se sobre a formação, nas suas diversas vertentes, considerando-a uma prioridade inadiável. No que se refere, especificamente, à Formação Permanente, a AG referiu que esta deverá ser «bálsamo espiritual para a nossa vida missionária e alimento espiritual que nos deve alentar e empurrar para novos desafios.» Sentimos que cada vez se torna mais difícil interrompermos a voragem dos dias e pararmos para reflectirmos, para fazermos silêncio.

O Ano Santo da Misericórdia (8-12-2015 a 20-11-2016) está quase a terminar. Por isso, a Região de Portugal da SMBN organizou uma sessão de Formação Permanente, que se realizou no Seminário de Valadares nos dias 7 e 8 de Setembro de 2016. O tema foi o Sacramento da Reconciliação.

No dia 7 (quarta-feira) contou-se com a presença de D. António Couto, Bispo de Lamego, que falou da dimensão bíblica do Sacramento da Reconciliação; a manhã do dia 8 (quinta-feira) esteve a cargo do P. Rui Valério, monfortino, um dos 1071 sacerdotes que foram enviados pelo Papa Francisco na qualidade de “missionários da misericórdia”.

Foi um tempo intenso e profundo em que houve oportunidade para o aprofundamento da dimensão da misericórdia e para a revisão da importância do Sacramento da Reconciliação na nossa vida de missionários e pastores.

A tarde do dia 8 foi dedicada à reflexão e partilha de assuntos internos da SMBN.

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Pág. 1 de 15
 

 
 
 
 
Share