http://missionarios.boanova.pt/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/768238Mo__ambique.jpglink
http://missionarios.boanova.pt/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/399617_sMo__ambique1.jpglink
http://missionarios.boanova.pt/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/812008_sAngola1.jpglink
http://missionarios.boanova.pt/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/867587_sAngola2.jpglink
http://missionarios.boanova.pt/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/395244_sAngola3.jpglink
http://missionarios.boanova.pt/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/996574_sAngola5.jpglink
http://missionarios.boanova.pt/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/744963_sJap__o3.jpglink
http://missionarios.boanova.pt/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/749718_sJap__o4.jpglink
http://missionarios.boanova.pt/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/121613_sJap__o7.jpglink
Mocambique1 Angola Angola2 Angola Angola4 Japao1 Japao2 Japao3
Notícias
Assembleia Regional de Moçambique

Mensagem Final da Assembleia Regional de Moçambique da Sociedade Missionária da Boa Nova (SMBN)

Nós, Missionários da Boa Nova, da Região de Moçambique, reunidos em Assembleia Regional, no Seminário da Boa Nova na Matola (Maputo), entre os dias 5 e 9 de Novembro de 2018, agradecemos a Deus e saudamos-vos, em Cristo, queridos irmãos na missão. Tivemos a graça de ter connosco o nosso Superior Geral, P. Adelino Ascenso, que, para nosso júbilo, chegou acompanhado dos diáconos Jaime Mathe e Alfredo Tumbo, naturais de Moçambique e membros desta Região Missionária, que estão designados para a Região de Angola.

 

Irmãos, não tenhamos medo da nossa pequenez e fragilidade, porque com ela o Senhor pode fazer muito. Há 81 anos (1937), nesta mesma Região, poucos, movidos unicamente pela caridade de Cristo, iniciaram, em Messano (sul de Moçambique) e Unango (extremo noroeste de Moçambique), esta obra que ainda hoje permanece. Com este pequeno grão de mostarda lançado à terra, começou a materializar-se o sonho de grandes bispos missionários como D. António Barroso, D. Teotónio Vieira de Castro e D. João Evangelista de Lima Vidal. O Evangelho, dado juntamente com a vida dos nossos antecessores, foi fazendo florescer inúmeras comunidades cristãs, ministérios e Igrejas Locais vivas e servidas pelos seus próprios ministros.

Queremos continuar a sonhar juntos este sonho de Deus, que com eles começou a ser realidade. Para tal, nestes dias, debruçámo-nos sobre os principais assuntos rezados, reflectidos e propostos pela nossa XIII Assembleia Geral. Como criar mais comunhão entre nós, combater a dispersão e congregar forças? Só unidos poderemos enfrentar os desafios actuais. Quais as periferias extremas que mais requerem a nossa presença? Ecumenismo e diálogo inter-religioso, especialmente com o Islão? Sentimos que, apesar da nossa pequenez, há muito por fazer e que o melhor vinho está por servir (cf. Jo 2,10).

A messe é grande e os operários são poucos (Lc 10,2). Queremos investir na formação de novos missionários inflamados “com o ardor e a paixão pela Missão de Jesus” que continuem a evangelização em Moçambique e sejam os enviados desta Igreja Local nos quatro cantos do mundo. Animados pois, por esta esperança, caríssimos irmãos, juntamente com Maria, Senhora da Boa Nova, desejamos ir por todo o mundo e anunciar o Evangelho a toda a criatura (cf. Mc 16, 15).

 

Os membros da Assembleia Regional de Moçambique da SMBN

Seminário da Boa Nova, Matola, 9 de Novembro de 2018

 
Peregrinação Missionária a Fátima (2018)

A 52ª Peregrinação Missionária da SMBN a Fátima teve início no sábado, dia 16, com a Sessão Missionária no Salão Paulo VI, onde foi apresentado o musical vocacional “Ao jeito de Maria”, da autoria do P. Horácio Botelho Pereira, da SMBN, a trabalhar na Diocese de Vila Real, seguindo-se alguns testemunhos de missionários sobre as missões, nomeadamente Moçambique e Japão. A celebração da Eucaristia de Santa Maria, Rainha e Mãe de Misericórdia, foi presidida pelo Superior Geral, P. Adelino Ascenso.

A peregrinação prosseguiu no domingo, dia 17, com a via-sacra ao Calvário Húngaro, com partida marcada para as 7 horas da manhã, e terminou com a recitação do rosário e celebração da eucaristia no altar do recinto, presidida por D. António Couto, Bispo de Lamego e membro da Sociedade Missionária da Boa Nova.


 
Romaria de São Nuno de Santa Maria (Cernache do Bonjardim)

 

Nos dias 27, 28 e 29 de Abril de 2018 realizou-se a já tradicional Romaria de São Nuno de Santa Maria, no Seminário de Cernache do Bonjardim. Este ano, um dos momentos altos foi o concerto com Teresa Salgueiro, na sexta-feira, dia 27, pelas 21h30, na igreja do Seminário. No domingo, dia 29, pelas 12h00, o Superior Geral da SMBN presidiu à missa solene na igreja do Seminário que foi transmitida pela Rádio Condestável.

À tarde, apesar do frio e de alguma chuva, muitas gente se juntou para ver os ranchos folclóricos e comprar os produtos regionais à venda no recinto da quinta, por detrás do Seminário.


 
Ordenação Presbiteral de Constantino Hatende

O diácono Constantino António Epalanga Hatende foi ordenado presbítero no dia 04 de fevereiro de 2018. A cerimónia teve lugar na Missão da Catumbela, Diocese de Benguela, Angola, e foi presidida por Dom Eugénio Dal Corso, Bispo da mesma diocese.

A SMBN une-se em ação de graças pela entrega deste missionário ao ministério presbiteral.


 
P. Alberto da Fonseca Prata (19.12.1931 – 23.01.2018)

 

P. Alberto da Fonseca Prata nasceu em Videmonte, Diocese da Guarda, no dia 19 de Dezembro de 1931. Desde criança queria ser padre missionário. Foi ordenado a 30 de Maio de 1957, vindo a desempenhar funções de prefeito e professor em Cucujães e em Tomar. Partiu para as Missões de Nampula, Moçambique, em 1960.

Começou a sua vida missionária na equipa de Mecutamala, diocese de Nampula. Usando a mota como veículo de locomoção, visitava as escolas (raízes das futuras comunidades). Daí nasceu a Missão de Iuluti, que ele fundou em 1975, onde se encontrava aquando da independência de Moçambique e onde foi professor na escola pública, partilhando a casa com outros professores. Obrigado a sair, foi enviado para Nacala onde também foi professor e prestou assistência a refugiados da guerra civil.

Em 1984 foi chamado para a formação no Seminário da Boa Nova, em Valadares, Portugal. Foi Reitor e, por algum tempo, pároco de Vilar do Paraíso. Enviado para o Brasil em 1991, foi pároco de Novo Cruzeiro (Diocese de Araçuaí, M.G.) e, posteriormente, reitor do Seminário da Boa Nova (Contagem, Arquidiocese de Belo Horizonte) e Superior da Região Minas – Maranhão. Fez parte da Direção Geral da SMBN e participou em Assembleias Gerais representando o Brasil. Regressou de novo a Portugal em 2008.

 

 
Ordenações

Ordenação Presbíteral de José António Lima da Silva

e Ordenação Diaconal de Afonso Gomes Chivela

No dia 17 de dezembro de 2017, às 9:00, na Paróquia de Nossa Senhora da Boa Nova, Belo Horizonte, Brasil, o Bispo-Auxiliar de Belo Horizonte, Dom Joaquim Giovanni Mol Guimarães, ordenou presbítero o missionário José António Lima da Silva e diácono o missionário Afonso Gomes Chivela.

Estiveram presentes os membros da SMBN da Região do Brasil, assim como muitos padres e amigos.

A SMBN alegra-se com o novo presbítero e o novo diácono, agradecendo a Deus o dom da sua vocação.


 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Pág. 1 de 20
 

 
 
 
 
Share