background

Cucujães

Seminário de Cucujães

Está situado na Vila de Cucujães, no concelho de Oliveira de Azeméis, perto de S. João da Madeira e de Santa Maria da Feira. Foi mosteiro e abadia beneditina desde o princípio da nacionalidade portuguesa. Nacionalizado e confiscado em 1834 e 1910, foi vendido em hasta pública em 1923 e comprado pelo missionário de Moçambique, P. José Vicente do Sacramento, que o ofereceu para Seminário das Missões. Foi então renovado e ampliado pelo Superior dos Colégios das Missões, D. Teotónio Vieira de Castro, que, em 1924, ali instalou o segundo Seminário das Missões na continuação do primeiro Seminário aberto, em 1921, no Convento de Cristo de Tomar. Em 1930, ano da fundação da Sociedade Missionária, o Colégio das Missões passou a designar-se Seminário das Missões. Dos alunos dos primeiros tempos, vários trabalharam em Cabo Verde e Angola, Daqui saíram três bispos, e muitos missionários desde 1937; destes, cinco foram mortos em Angola e Moçambique, alguns notabilizaram-se por escritos (livros e estudos diversos), e não poucos, com as independências de Angola e Moçambique, tiveram de sofrer humilhações públicas, trabalhos forçados e prisões. Foi Seminário Maior da Sociedade Missionária, para os seminaristas de Filosofia, de Teologia e de Formação Espiritual, e para Formação de Irmãos Leigos, e foi também a sede da Direção da Sociedade. Aqui funciona a sede das publicações Missionárias, (Revista Boa Nova, Cruzada Missionária/Voz da Missão, Agenda Missionária, Calendário das Missões, Almanaque Boa Nova e inúmeras edições…)  Também, ligados ao Seminário, mas em edifício distinto, funcionam a Editorial Missões e Tipografia das Missões. De 1998 a 2015 o Seminário das Missões, construído pr D. Teotónio, anexo ao velho Mosteiro Beneditino, foi sujeito a profunda remodelação. Também o secular Convento está em vias de intervenção para futuro Museu e Acolhimento.

Anexo ao Seminário foi construído o Lar de Santa Teresinha para os membros jubilados, idosos, e doentes, e que acolhe também outras pessoas ligadas à Sociedade e não só, em contrato com a Segurança Social

O Seminário das Missões continua referência viva, em monumento de pedra, cultura e fé para Portugal inteiro, em especial para as gentes das Terras de Santa Maria (Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira, S. João da Madeira e Ovar). Também para o mundo inteiro, através das suas publicações e dos seus missionários presentes em: Angola, Moçambique, Brasil, e Japão.

O Seminário das Missões, em Cucujães, é o único em Portugal que se identifica, a nível jurídico e fiscal com a identificação de apenas “SEMINÁRIO DAS MISSÕES”

 

Morada:

Seminário das Missões

Largo da Igreja

Apartado 40

3721-908 Vila de Cucujães

 

Telefones:

256 899 330 (Seminário)

256 899 170 (Editorial Missões)

256 899 340 (Escola Tipográfica das Missões)

 

Faxes:

256 899 339(Seminário),

256 899 179 (Editorial),

256 890 807 (Tipografia)

 

E-mail - seminariomissoes@sapo.pt