ASSEMBLEIA DOS ANIMADORES MISSIONÁRIOS AD GENTES 2017
Missão com ecologia integral
A Casa das Irmãs de S. José de Cluny, em Torres Novas, acolheu esta Assembleia anual com a participação de meia centena de membros de Institutos Missionários Ad Gentes, incluindo também Superiores Maiores (Gerais e Provinciais), bem como o diretor das Obras Missionárias Pontifícias.
‘Laudato Si’
A Prof Helena Freitas, da Universidade de Coimbra, falou da encíclica ecológica do Papa Francisco, a ‘Laudato Si’, propondo a mudança do nosso estilo de vida que produz muitos agentes poluentes, ataca a biodiversidade e gera pobreza. Referiu a recente onda de incêndios e a seca que vitimam Portugal como indicadores de uma ecologia atacada. Propôs um olhar para a Agenda 20-30 da ONU para um desenvolvimento sustentável.
O P. António Martins, da Universidade Católica, lançou o desafio da conversão ecológica – proposto pelo Papa Francisco -, com a adopção de um estilo de vida mais simples, um estilo profético-cristão de cuidado da vida, pois a vida é um circuito de interdependências.
IMAG, ANIMAG E MISSÃOPRESS
Houve tempo para reuniões dos Provinciais IMAG e das Zonas ANIMAG que proporcionaram, mais tarde, uma reunião conjunta. Da partilha, destacaram-se a realização de Semanas Missionárias de norte a sul do país, a vivência do Outubro Missionário, as Jornadas Missionárias Nacionais, o Curso de Missiologia. Houve ainda partilhas sobre o Festival da Missão realizado em Bréscia e o V Congresso Missionário Americano a realizar na Bolívia. A direcção da MissãoPress salientou a publicação conjunta de textos nos diversos jornais e revistas.
‘Despedida’ de D. Pelino
D. Manuel Pelino, a terminar funções de Bispo de Santarém, falou de Francisco como um Papa ecológico, a pedir a tal cultura do cuidado e do encontro num mundo marcado pelo descarte, o abandono e a indiferença. Presidiu à Eucaristia de encerramento, pedindo mais e melhor Missão, em nome de uma ecologia integral.
Conclusões
Como conclusões, os participantes, além de compromissos ecológicos, dispõem-se: a ajudar mais as dioceses na criação e/ou dinamização dos Centros Diocesanos Missionários; a incentivar mais sacerdotes, Religiosos/as e Leigos a participar no Curso de Missiologia e Jornadas Missionárias; a divulgar mais o ‘Guião Missionário’; a insistir com a Faculdade de Teologia para o regresso da Missiologia ao curriculum do Mestrado Integrado; a dar o maior contributo para que se apronte a nova Exposição Missionária itinerante; a fazer de Outubro de 2019 um grande mês missionário, marcado por um Congresso e outros momentos fortes de Missão.
A próxima Assembleia Anual dos ANIMAG vai realizar-se de 6 a 9 de Novembro de 2018.
Tony Neves
Semana Missionária em Vidago
Os Instintos Missionários – ANIMAG – dinamizaram mais um tríduo de animação missionária conjunta em Vidago, Vigararia do Alto Tâmega, na diocese de Vila Real de 22 a 26 de Maio. Três equipas estiveram em 11 paróquias marcando presença nas escolas da vila e nos diversos sectores da vida pastoral dessas paróquias. Essa actividade começou no domingo à tarde com o envio missionário presidido pelo Bispo Diocesano e terminou com a procissão do Corpo de Deus com representantes de todas as paróquias visitadas. Foi signicativo o empenho dos três párocos que acompanharam as equipas missionárias em todos os momentos.
Assembleia anual do ANIMAG
De 3 a 6 de Novembro realizou-se na casa diocesana de Vila Real a assembleia anual do ANIMAG. Para além da presença de D. Amândio, Bispo desta diocese e do Diretor Diocesano das OMP, P. Horácio Botelho da Sociedade Missionária da Boa Nova, juntaram-se 43 animadores missionários dos diversos Institutos Missionários que fazem parte desta associação. Para além da oração, estudo, partilha e reflexão tivemos tempo para convívio e conhecimento da região. Porque se tratava duma assembleia eletiva foram eleitos os Padres Francisco Costa, dos missionários dehonianos, para presidente e João Amâncio, da consolata, para vice presidente. As Ir.Ângela Nóbrega, de S. José de Cluny, e Fernanda, das Franciscanas Missionárias de Maria, para secretária e tesoureira. Nesta assembleia foram programadas as atividades em conjunto para 2016.
O que é?
O ANIMAG é o grupo dos missionários e missionárias que, dentro do IMAG (Institutos Missionários Ad Gentes), se dedicam à animação missionária, em Portugal. Começaram a reunir e a trabalhar juntos desde o início do IMAG, em 1982
Os objectivos
- Animar missionariamente a Igreja Portuguesa e os seus agentes pastorais: alargar os horizontes da missão até aos confins da terra, educar à mundialidade e solidariedade, aos valores da justiça e paz e integridade da criação, …
- Organizar acções de formação permanente para os vários membros dos Institutos Missionários
- Conjugar esforços entre os vários Institutos missionários, de modo a sermos testemunhas da comunhão eclesial, sem perder a especificidade e particularidade do carisma de cada Instituto
Organização
Todos os animadores missionários dos Institutos inscritos formam o grupo ANIMAG.
A nível Nacional
O Secretariado ANIMAG, onde cada Instituto tem um/a representante, coordena as várias actividades que se realizam ao longo do ano. Neste momento, participam também nas reuniões do Secretariado um representante da FEC (Funcação Evangelização e Culturas) e o Secretário da Comissão Episcopal das Missões (responsável das OMP). Reúne 3 vezes ao ano.
Dentro do Secretariado existe o Secretariado Permanente, escolhido rotativamente por um período de dois anos, e que é formado por 4 membros de diferentes Institutos: Presidente, Vice-presidente, Secretário e Tesoureiro.
A nível zonal
O grupo ANIMAG está dividido por zonas, segundo a área de trabalho que lhe está confiada. Há 4 zonas:
- Zona 1, que engloba as dioceses de Braga, Vila Real, Bragança e Viana do Castelo;
- Zona 2, que abrange a diocese do Porto, Aveiro, Lamego e Viseu;
- Zona 3, constituída pelas dioceses de Coimbra, Leiria, Guarda, Castelo Branco e Portalegre;
- Zona 4, constituída pelas dioceses de Lisboa, Santarém, Setúbal, Beja, Évora, Algarve e ainda diocese do Funchal e de Angra.
Cada zona escolhe também um presidente e secretário, a fim de coordenar as várias actividades da zona. As zonas reúnem-se regularmente, segundo as exigências das várias actividades. Elas têm autonomia na organização de actividades que decidirem realizar.
Programa de Actividades
A nível Interno
- Assembleia anual para todos os animadores missionários dos institutos, no mês de Novembro, com um tema de formação, revisão e planeamento do ano pastoral. - Três encontros do Conselho Nacional para organização das actividades.
A nível externo
- As semanas de animação missionária (SAM), que incluem visitas a doentes, encontros com crianças, adolescentes, jovens (dentro ou fora do âmbito escolar) e adultos;
- A dinamização do Mês missionário e a preparação do Guião “Outubro Missionário”, em colaboração com as OMP; semanas orientadas para a geminação de paróquias;
- A Semana Santa em paróquias mais carenciadas sobretudo no Algarve e Alentejo, com a participação de jovens de vários pontos do país.
(Fonte: animagpt.blogspot.com)