background

Paróquia Valadares

PAROQUIA DIVINO SALVADOR DE VALADARES

 

A Paróquia Divino Salvador de Valadares situa-se na antiga Freguesia de Valadares, unida à freguesia de Gulpilhares em 2013, formando a União de Freguesias de Gulpilhares e Valadares. Com uma área de 4,94 Km2, confina a norte com a Madalena, a este com  Vilar do Paraíso, a sul com Gulpilhares e a oeste com o Oceano Atlântico. Tem aproximadamente uns 15.000 habitantes. Esta freguesia à muito que deixou de ter uma população principalmente agrícola para se desenvolver e projetar em atividades transformadoras e ter já uma boa gama de comércio e quadros técnicos/superiores. E muito do seu desenvolvimento deve-se à proximidade do Porto e de Vila Nova de Gaia. Está muito bem ligada à rede viária nacional, permitindo uma rápida deslocação da população, de bens e facilitando a prestação de serviços. É atravessada pela A44, que permite ligar à A1, A29, IC23/A20. Possui no seu território uma estação ferroviária CP com paragens obrigatória para todos os comboios urbanos,  com destino a Aveiro, Ovar, Porto Campanhã e Porto São Bento. A nível rodoviário, a freguesia é servida por uma empresa de transportes rodoviários privado (Espírito Santo) e pela STCP. A sua rede escolar é constituída por três Pré-primárias, quatro escolas do Ensino Básico do 1º Ciclo, uma escola Básica 2/3 e uma Secundária. Das industria existentes salienta-se principalmente a Fábrica Cerâmica de Valadares e a Groz Beckert (fábrica das agulhas). Existem várias colectividades das quais se destacam: Orfeão de Valadares, Grupo Folclórico de Valadares, Miramar Futsal Clube de Valadares, Clube Recreativo e Desportivo Império de Vila Chã,  Clube Futebol Valadares, Associação de Socorros Mútuos Senhor dos Aflitos, Grupo Desportivo e Recreativo Cerâmica de Valadares, Grupo Desportivo Groz-Beckert Portuguesa. Destacamos também a presença dos Missionários da Boa Nova nesta Paróquia desde 1963.

 

Quanto às estruturas paroquiais temos: o Conselho Paroquial para os assuntos Económicos (Fábrica da Igreja) e o  Conselho Paroquial de Pastoral. Temos ainda uma Comissão Permanente que, eleita a partir do Conselho Pastoral, constituída por cinco elementos, reúne sempre que necessário para dinamizar e acompanhar a pastoral paroquial. Tem uma belíssima Igreja Paroquial (inaugurada a 4 de Julho de 1875 e restaurada em 1990); Uma Residência e um Salão Paroquial (ambas inauguradas em 4 de Julho de 2000); uma Capela dedicada ao Senhor da Paciência (Inaugurada em 1875); e uma Capela na região da Praia (Inaugurada com a ajuda dos Missionários da Boa Nova, a 5 de Outubro de 1986 e ampliada em 5 de Fevereiro de 2005).

Quanto à Formação/ Evangelização contamos com a Catequese da infância e da adolescência,  um Grupo de Jovens, um Grupo de Preparação para o Crisma / Baptismo e um  Grupo Paroquial Missionário.

No que toca à Liturgia destaca-se: 4 Grupos Corais (com aproximadamente 40 elementos), 35 Leitores,  6 Acólitos, 15 Elementos na Equipa de Acolhimento, 14 Ministros Extraordinários da Comunhão, 9 Zeladoras dos Altares e uma Equipa de Pastoral Familiar (4 casais). Na ação Sócio-caritativa contamos com a ajuda da Conferência Vicentina de Santo António; o Centro Social Paroquial do Divino Salvador de Valadares -  uma Instituição Particular de Solidariedade Social, com direção própria, que gere 24 residências para os mais carenciados. Entre outros grupos e movimentos de relevante importância para a Paróquia: Equipas de Nossa Senhora, Cursilhos de Cristandade, Legião de Maria, Carismáticos, Associação do Sagrado Coração de Jesus.

Duas são as FESTAS E ROMARIAS anuais que há muito são festejadas com pompa e solenidade nesta Paróquia: Nosso Senhor dos Aflitos – é uma festa centenária que se realiza no 1º Domingo de julho na Igreja Paroquial. Organizada por uma comissão de leigos formada anualmente, que assume toda a preparação e realização do evento; E a festa do Divino Salvador do Mundo (padroeiro da Paróquia) – realizada no 1º domingo de Agosto na Capela da Praia. Organizada também por uma comissão de leigos formada anualmente, que assume toda a preparação do festejo.

Por esta paróquia já passaram vários párocos diocesanos (a saber desde 1582 a 2019) até chegar ao atual pároco o Pe. Carlos Alberto da Costa Correia (desde Setembro 2019), da Sociedade Missionária da Boa Nova.

Na paróquia, anexa à igreja Matriz, existe uma secretaria de apoio permanente à comunidade paroquial.

Esta situa-se na Avenida António Coelho Moreira, s/n, Igreja - Valadares, no Conselho de Vila Nova de Gaia, com o telefone: 227 110 098;

 

 

Email: paroquiavaladaresgaia@gmail.com e o Facebook.