Os Missionários da Boa Nova assumiram a paroquialidade da Paróquia de CUCUJÃES em Novembro de 1988, tomando posse efetiva em 1 de Janeiro de 1999, sendo administrador paroquial o P. Artur de Matos Bastos até 25 de Dezembro de 2000 , data em que tomou posse como Pároco. A paroquialidade oficial foi uma decisão tomada pelo então Superior Geral da Sociedade Missionária da Boa Nova, P. Manuel Jerónimo Nunes, a pedido do Bispo do Porto, D. Armindo Lopes Coelho. Pesaram na decisão o facto de estar em Cucujães o Seminário das Missões, que funcionou, nos primeiros anos, como a “Casa-Mãe” da Sociedade Missionária (e ainda leva essa carga histórica) e também o espírito de comunhão e de colaboração com a Igreja diocesana, vincando melhor os laços que nos unem. Os Missionários da Boa Nova, com efeito, têm o carisma de missionários diocesanos; a paroquialidade, sem lhes tirar nada a sua específica missão "Ad Gentes", dá-lhe, antes, maior representatividade e comunhão para levar a paróquia e a diocese até às linhas da frente.
A Paróquia é muito extensa e populosa (tem a maior população do Concelho de Oliveira de Azeméis -13.000 habitantes) e tem 4 Centros pastorais, com Eucaristia dominical e semanal e catequese organizada, cada Centro com os seus Catequistas. O número das crianças e adolescentes na Catequese ronda as 900; tem 6 grupos de jovens organizados, alguns com mais de 25 anos de existência: Gaudete (43), JUAC (28), Juventude Mariana Vicentina, (148) SIM (vocacional 22), CNE (123), Acólitos (52).
A Paróquia assenta numa estreita colaboração entre o Pároco e os leigos, com funcionamento efetivo dos Secretariados paroquiais da Liturgia, da Catequese, da Juventude, da Família, da Animação Missionária e Vocacional (equipa Paroquial Vocacional) e os diversos ministérios laicais: Ministros Extraordinários da Comunhão (22); Leitores( 38), Zeladoras dos Altares (17) Comissões Zeladoras dos Lugares de Culto (Igreja, Santa Luzia, Mártir S. Sebastião, Nossa Senhora da Conceição, Santo António, Nossa Senhora de Fátima). Funciona o Conselho Paroquial de Pastoral e o seu Secretariado Permanente (que se reúne mensalmente). A Comissão para os Assuntos Económicos (Fábrica da Igreja) tem uma ação muito visível e empenhada (reúne-se semanalmente) para manter com saúde económica a Paróquia, que tem um regime de total transparência de contas. O Pároco tem uma mensalidade e todo o dinheiro passa pelo Conselho Económico que também coordena as contas e os dinheiros dos quatro centos pastorais, sem lhes tirar autonomia e iniciativa.
A grande obra em projeto é a construção do CENTRO PAROQUIAL para o qual já há terreno e projeto de arquitetura e outros.
Mas a grande preocupação da Paróquia é a e Evangelização: levar Cristo a todos. Por isso o seu lema é:
UMA COMUNIDADE DE COMUNIDADES
EVANGELIZADA E EVANGELIZADORA.
A paróquia tem um blog muito bem estruturado e sempre atualizado, que pode ser consultado em: cresfeliz.blogspot.com
Arciprestado de Oliveira de Azeméis – S. João da Madeira
(Diocese do Porto)
Padroeiro: São Martinho
Pároco: Artur de Matos Bastos
Morada
Paróquia de Cucujães
Rua do Município
3720-386 – Vila de Cucujães OAZ
Telefones: (Chamada para a rede fixa nacional) 256899339
Telemóvel: (Chamada para rede móvel nacional) 936400716
Fax: (Chamada para a rede fixa nacional) 256899339