A revista Boa Nova – Atualidade missionária nasceu em 15 de agosto de 1924, com o nome de O Missionário Católico. É uma publicação periódica mensal, ilustrada, pertencente à Sociedade Missionária da Boa Nova, que, por sua vez, foi fundada, em 1930, pelo Papa Pio XI.
Para celebrar o Jubileu Centenário, a Direção e a Administração da revista Boa Novaprepararam uma Edição Especial (agosto/setembro) intitulada 100 Anos em Missão, com conteúdos especiais que incluem: testemunhos de três comunidades da SMBN em Portugal (Cernache do Bonjardim, Valadares e Cucujães) e dos missionários em Moçambique, Angola, Brasil e Japão; uma retrospectiva das principais figuras ligadas à história da Boa Nova, com destaque para uma entrevista especial ao anterior diretor da revista, Pe. Artur de Matos, que a ela esteve ligado por mais de meio século.
Estão ainda a organizar os seguintes eventos: Sessão Comemorativa, no dia 12 de outubro de 2024, às 15h, na Sala dos Fornos da Oliva Creative Factory, em São João da Madeira; Encontros com assinantes, leitores e amigos (Braga – 14 de setembro, Porto – 28 de setembro, Aveiro – 20 de outubro, Lisboa – 26 de outubro, Guarda – 16 de novembro – já confirmados; Angra do Heroísmo, Évora e Faro – a confirmar). Serão momentos de partilha e celebração com os membros da família Boa Nova e com todos aqueles que se queiram associar.
A Boa Nova, pioneira da imprensa missionária em Portugal,veio dar resposta a um anseio de D. Teotónio Vieira de Castro (1859-1940), bispo de Meliapor (Índia) e Superior do Colégio das Missões Ultramarinas (Tomar, Cucujães e Cernache do Bonjardim), de se criar uma publicação missionária para divulgar a importância do trabalho dos missionários e da evangelização nos territórios ultramarinos. Ao longo deste século de publicação ininterrupta, a Boa Nova tem buscado partilhar a beleza da missão, criando pontes e laços entre os povos, especialmente da lusofonia. Desejamos celebrar estes 100 anos em Missão, com a esperança e o firme propósito de continuarmos a ser, a viver e a anunciar a Boa Nova.
P.e Rui Ferreira
Diretor