Peregrinação Missionária 2022

Peregrinação Missionária 2022

PEREGRINAÇÃO DA FAMÍLIA BOA NOVA A FÁTIMA

 

Também eu me fiz à estrada para participar na Peregrinação da Sociedade Missionária a Fátima e dar graças pela presença e ação deste grupo apostólico na minha diocese e em Portugal. Assim começou a sua homilia D. Manuel Linda, Bispo do Porto, que este ano presidiu à 55ª peregrinação missionária da Família Boa Nova. E como ele muitas centenas de amigos da Família Boa Nova vieram a Fátima para dar graças pela vida e ação Sociedade Missionária, que herdeira dos Missionários Seculares de Cernache do Bonjardim, ao longo de 200 anos, se tornaram presentes desde o Brasil, África e extremo oriente através d´uma presença notável e significativa quer na evangelização, na promoção humana e na defesa dos direitos humanos, como referiu de seguida o Bispo do Porto. Para dar continuidade a este projeto D. Manuel Linda, pediu a todos para se empenharem na promoção vocacional e no apoio material à Sociedade Missionária, à qual se sente desde há muito vinculado a nível pessoal e institucional.

De novo regressámos a Fátima como Família Boa Nova para rezarmos pelas nossas intenções, pela Igreja Universal e também pelos Missionários da Boa Nova. O nosso encontro começou às 14.30 do dia 18 no salão Paulo VI com uma bela coreografia apresentada pelo Coro Infantil de Gulpilhares que a todos contagiou pela beleza do canto, ritmo e criatividade da mensagem e pela alegria dos seus rostos. Foi um verdadeiro testemunho de fé e alegria deixado a todos nós por este grande grupo de jovens.

Seguiu-se o testemunho missionário do P. Aníbal Morgado que este ano, juntamente com o P. Laurindo Neto, celebra 50 anos de sacerdócio e de Missão em Angola para onde vai regressar brevemente. Foi comovente o seu testemunho de entrega e de entusiasmo missionário. Mas, muito ficou por evocar de duas vidas verdadeiramente heroicas como foi a sua e do P. Neto. Depois foi o testemunho do padre mais novo da Sociedade Missionária, P. Luciano Simão, ordenado em Angola em Fevereiro passado e a caminho de Moçambique. A partir do seu exemplo de resiliência  a todos deixou um grande apelo de entrega à Missão como consagrados/as, ou mesmo como colaboradores. Encerrou este momento testemunhal o P. Adelino Ascenso, Superior Geral da Sociedade, que sintetizou os dois testemunhos em duas palavras: entrega e persistência. P. Luís Vieira abriu este tempo de encontro  e o P. Horácio Botelho encerrou-o com dois momentos musicais. Um verdadeiro encontro com a Missão.

A saudação a N. Senhora na Capelinha das Aparições  foi o reencontro espiritual com a Mãe que em cada Peregrinação sempre  acolhe a Família Boa Nova, presente e ausente. Aí todos os nossos colaboradores, amigos, leitores, benfeitores foram, lembrados.

A celebrarão Eucarística na Igreja da Santíssima Trindade, presidida pelo Superior Geral da Sociedade e concelebrada por dúzia e meia de missionários, foi o momento unificador desta jornada missionária. Todos nos sentimos como comunidade orante em compromisso missionário. O grupo de jovens da Paróquia de Fajões animou o canto da celebração. À noite juntámo-nos  todos de novo, e agora unidos a uma multidão de fieis de muitas partes do mundo, para a celebração do Terço e Procissão de  velas, e para a experiência d´uma Igreja verdadeiramente universal.

A manhã do dia 19 abriu, como sempre, à 7h com a Via Sacra aos Valinhos. É sempre um dos momentos mais significativos da nossa Peregrinarão. Aí foram evocadas as situações difíceis e dolorosas por que passa a Missão e a vida de cada um dos presentes. Tudo foi associado à Paixão de Cristo para que se torne redenção para o nosso mundo. A Eucaristia no recinto do santuário foi o cume duma experiência que já estava a fazer falta depois de quase três anos de intermitência. Alguns amigos vieram pela primeira vez e prometem não faltar mais porque foi para eles um momento de renovação e compromisso missionário. Este é um convite a todos os nossos leitores para no próximo anos não percam essa oportunidade.

P. Augusto Farias

 

 

 

Quarta, 22 de Junho de 2022