CAMINHADA MISSIONÁRIA VICARIAL 2026

INSCRIÇÕES ABERTAS!

«Servidores das Bem-Aventuranças: Um em Cristo, unidos na missão!»

📅 PROGRAMA

Domingo, 25 de outubro de 2026

🕜 13h30 — Acolhimento e entrega dos kits, em frente à Capela de La Salette, em Oliveira de Azeméis

🕝 14h30 — Partida em direção ao Seminário das Missões, em Cucujães

⛪ À chegada — Eucaristia presidida por D. Roberto Mariz, Bispo Auxiliar do Porto

📝 INSCRIÇÕES

Através do formulário: https://forms.gle/xqxpoWF5YdKkurhD6

☎️ Ou através dos contactos:

Seminário das Missões — 256 899 330 | 938 322 177

Rosário, Grupo Missionário de S. Tiago de Riba-Ul — 918 925 452

Conceição Teorgas, Grupo Missionário de Oliveira de Azeméis — 915 515 882

P. Amaro Ferreira — 911 756 621

🌍 TRÊS MOTIVOS PARA CAMINHAR

A Equipa Missionária da Vigararia de Oliveira de Azeméis e São João da Madeira e a Sociedade Missionária da Boa Nova convidam todos a participar nesta caminhada, que tem três grandes objetivos:

1️⃣ CELEBRAR O 100.º DIA MUNDIAL DAS MISSÕES

Em 2026 celebramos o centenário do Dia Mundial das Missões, sob o lema proposto pelo Papa Leão XIV: «Um em Cristo, unidos na missão».

Queremos caminhar como Igreja unida, levando a todos a alegria e a esperança do Evangelho.

2️⃣ CONTINUAR O ITINERÁRIO PARA O CENTENÁRIO DA SMBN

A Sociedade Missionária da Boa Nova caminha para o seu centenário (1930-2030), sob o lema «Servidores das Bem-Aventuranças».

Esta caminhada será mais um passo de gratidão, renovação e compromisso missionário.

3️⃣ AJUDAR AS IRMÃS DE SÃO JOSÉ DE CHAMBÉRY

Em Mocímboa da Praia, no norte de Moçambique, as Irmãs de São José de Chambéry estão presentes desde 2003.

Quando a violência armada começou, em 2017, elas ficaram e continuam a manter aberto o Centro de Saúde e a Maternidade de S. José, apesar do perigo constante. Uma das irmãs chegou a ser raptada.

O centro serve uma população de cerca de 200 mil pessoas e recebe diariamente, em média, quinze crianças e vinte grávidas.

Mas o edifício está muito degradado: chove no interior, as paredes têm fissuras e faltam janelas. A maternidade tem apenas doze camas e já não consegue responder a todas as necessidades. Há mulheres que são obrigadas a dar à luz em tendas improvisadas e outras que arriscam o parto em casa.

👕 INSCRIÇÃO COM KIT: 10 “MISSÕES” (10 €)

O kit inclui:

• uma t-shirt missionária;

• um cantil de água missionário.

• Bolachas e àgua

Pode também participar na caminhada sem receber o kit, juntar-se apenas à Eucaristia ou colaborar através de um donativo. No formulário poderá escolher a modalidade pretendida.

🧱 CADA INSCRIÇÃO É UM TIJOLO!

Todo o valor angariado será entregue, através do Secretariado Diocesano das Missões, para ajudar a renovar e ampliar a Maternidade de S. José.

Caminhamos para que nenhuma mulher tenha de dar à luz numa tenda.

Traga a família, o grupo de jovens, os escuteiros, o grupo missionário, os amigos e os vizinhos.

Não é preciso ser atleta: é preciso querer estar!

E, se não puder fazer o percurso, junte-se a nós na Eucaristia ou colabore com um donativo.

TODOS CABEM NESTA CAMINHADA!

Caminhe. Reze. Ajude.

Juntos, os nossos passos chegam mais longe!